REISADO - CURIOSIDADES SOBRE O DIA DE REIS

Fonte: Pinterest.

  • Os instrumentos na maioria das vezes eram de confecção caseira e artesanal como tambores, reco-reco, flauta e rabeca (espécie de violino rústico), além da tradicional viola caipira e do acordeão, também conhecida em certas regiões como sanfona, gaita ou pé-de-bode.

  •  A definição de “Mago” era dada, entre os orientais, à classe dos sábios ou eruditos. Supõe-se que os reis fossem da Arábia, tendo em conta os presentes ofertados ao Menino, sendo: ouro, incenso e mirra, isto é, presentes que simbolizavam a realeza, a divindade e a imortalidade do novo Rei. Além disso, a Bíblia cita apenas como os `Magos vindos do Oriente” sem revelar a quantidade de visitantes.

  • Segundo a tradição, o grupo de Reis era composto por um negro, de origem africana, outro branco, natural da Europa e por um moreno, de origem da Assíria ou Persa, e representavam toda a humanidade conhecida daquela época. Em relação aos nomes, Beda, um cronista inglês que viveu entre 673 e 735 d.C., foi quem nomeou os magos de Gaspar, Melchior (ou Belchior) e Baltazar.

  • A Festa de Reis, ou Epifania, se tornou uma grande celebração, principalmente na igreja católica. Na Espanha, por exemplo, a Festa de Reis é celebrada com mais solenidade do que o Natal e tem até troca de presentes para marcar a data.

  •   Já na Itália, a festa é de “Befana”, uma velha bruxinha boa que distribui presente para as crianças na data. No Natal, o país valoriza principalmente o idoso. Já na Europa, o dia é comemorado com um feriado.

  •  Reisado é uma dança popular profano-religiosa, de origem portuguesa, com que se festeja a véspera e o Dia de Reis. No período de 24 de dezembro a 6 de janeiro, Reisado também é muito conhecido como Folia de Reis.

  • Além dos músicos instrumentistas e cantores, o grupo muitas vezes se compõe também de dançarinos, palhaços e outras figuras folclóricas devidamente caracterizadas, segundo as lendas e tradições locais.

  • As canções são sempre sobre temas religiosos, com exceção daquelas tocadas nas tradicionais paradas para jantares, almoços ou repouso dos foliões, onde acontecem animadas festas com cantorias e danças típicas regionais como catira, moda de viola e cateretê. Contudo ao contrário dos reis da tradição, o propósito da folia não é o de levar presentes mas de recebê-los do dono da casa para finalidades filantrópicas. 
Individual - Mirelly Mazoni

Comentários