REISADO SERGIPANO


O QUE É REISADO?

Fonte: Radar Sergipe.
O Reisado é uma dança que chegou ao Brasil através dos colonizadores portugueses, os quais ainda conservam a tradição em suas pequenas aldeias, celebrando o nascimento do menino Jesus.

Em Portugal, é conhecido como Reisada ou Roseiro. O reisado é formado por um grupo de músicos, cantores e dançarinos que percorrem as ruas das cidas e até propriedades rurais, de porta em porta, anunciando a chegada do Messias, pedindo prendas e fazendo louvações aos donos das casas por onde passam.

Em Sergipe, é apresentado em qualquer época do ano e não apenas nas festas de Natal e Reis. Os temas de seu enredo variam de acordo com o lugar e período em que são encenados: amor, guerra, religião, entre outros.



Fonte: Pinterest.

COMO É ORGANIZADO

Fonte: Aracaju.se.gov

O Reisado apresenta diversas modalidades e é composto de várias partes: a abertura ou abrição de porta; entrada; louvação ao Divino; chamadas do rei; peças de sala; danças; guerra; as sortes; encerramento da função.

MÚSICA E INSTRUMENTOS

Fonte: Pinterest. 
Fonte: Pinterest.

A música no Reisado está sempre presente. O mestre é o solista, sendo respondido pelo coro a duas vozes. Instrumentos utilizados alternadamente são: a sanfona, o tambor, a zabumba, a viola, a rebeca ou violão, o ganzá, pandeiros, os pífanos e os "maracás", chocalhos feitos de lata enfeitados com fitas coloridas.

PERSONAGENS

Tem como personagens principais o Mestre, o Rei e a Rainha, o Contramestre, os Mateus, a Catirina, as figuras e moleques.
Fonte: Pinterest.
Fonte: Pinterest.

CIDADES QUE REALIZAM

  • Laranjeiras, São Cristóvão e Rosário.


REFERÊNCIAS





Grupo – André Victor e Geyse Lauany.

Comentários